Professor é ......

Aquele que caminha com o tempo, propondo a paz, fazendo a comunhão e despertando a sabedoria. Professor é aquele que estende a mão, inicia o dialogo, acolhe seu aluno e caminha para a transformação da vida. Não é só quem ensina letramento e matemática, e sim o que ama, questiona, reflete, debate, e com carinho e dedicação desperta para a realidade.Você professor não é aquele que dá o seu saber, mas o que troca, recebe e faz germinar o saber nos discípulos.Você é um amigo compreensivo, estimulador, dinâmico, criativo, comunicador, e enriquecedor.Você professor é um missionário!!Parabéns e obrigado por serem e tornarem pessoas discípulos na escola da vida Porque .. .Ser professor é professar a fé e a certeza deque tudo terá valido à pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou ..Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original…


domingo, 30 de agosto de 2009

OS TRÊS TIPOS PUROS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA



A dominação ocorre quando uma quantidade qualquer de indivíduos obedecem a ordens vindas de uma parte da sociedade, que pode ser formada por uma ou mais pessoas. A dominação é resultado de uma relação social de poder desigual, onde vê- se claramente, que um lado manda e o outro obedece. Existe a subordinação de uns ao poder de outros. As relações de dominação são necessárias, para a manutenção da ordem social.
Segundo estudos apresentados por Max Weber, existem três tipos puros de dominação legítima, que são:
DOMINAÇÃO LEGAL – segue regras segundo uma lei, um estatuto, que é aceito por todos os integrantes. O grupo dominante é eleito e o quadro administrativo é nomeado pelo mesmo. O tipo de funcionário é aquele de formação profissional, que é contratado, com pagamento fixo, com direito a promoção conforme regras fixas. O funcionário inferior é subordinado ao funcionário superior. O tipo de quem ordena é o “superior”, cujo direito de mando está fixado no estatuto.
DOMINAÇÃO TRADICIONAL – predomina a dominação patriarcal. Quem ordena é o “senhor” e os que obedecem são “súditos”. O quadro administrativo é composto por servidores, os quais normalmente fazem parte da família do senhor. Obedece-se ao senhor por fidelidade, hábito. O costume já está enraizado na sociedade. O quadro administrativo é inteiramente dependente do senhor e não existe nenhuma garantia contra o seu arbítrio.
Os servidores estão em seus cargos por privilégio ou concessão do senhor. A hierarquia é frequentemente abalada pelo privilégio.
DOMINAÇÃO CARISMÁTICA - neste tipo de dominação a relação se sustenta pela crença dos subordinados, nas qualidades excepcionais do “líder”, essas podem ser dons sobrenaturais, a coragem, a inteligência, faculdades mágicas, heroísmo, poder de oratória. O tipo que manda é o “líder”, quem obedece é o “apóstolo”. Obedece-se ao líder somente enquanto suas qualidades excepcionais lhe são conferidas. Não existem regras na administração, é característica deste tipo de dominação a criação momentânea. O líder tem que se fazer acreditar por meio de milagres, êxitos e prosperidade dos seus apóstolos. Se o êxito lhe falta, seu domínio oscila. Podemos ver claramente, os três tipos de dominação.

Um exemplo de dominação legal é claro nas empresas atuais, onde os funcionários são subordinados a seus superiores, têm formação profissional, são regidos por um contrato, recebem salário e para serem promovidos precisam seguir as regras do estatuto (as leis). Também considero clara este tipo de dominação nos nossos governos.
A dominação tradicional, é visível em grupos familiares, onde o pai é o patriarca, o senhor e todos seguem suas regras, porque já nascem dentro deste meio social, com costumes e hábitos enraizados. São fiéis ao seu senhor.
Considerando que atualmente muitas mulheres são o “chefe” da casa, podemos dizer que são elas, em algumas famílias, as “senhoras”, a quem os familiares devem obedecer.
A dominação carismática pode ser vista com clareza, nas igrejas, templos, religiões que têm surgido atualmente. Cada vez mais as pessoas buscam um “líder”, alguém que lhes dê a solução dos seus problemas, com magias ou atos sobrenaturais.
Em busca de um milagre, acreditam neste “líder” cegamente, às vezes cometendo absurdos, na tentativa de ver seus objetivos concretizados.
Muitas vezes este líder fracassa, então vão em busca de outro, pois seu “poder” só tem duração, se há êxito na caminhada de seus “apóstolos”

Um comentário: